Humor
Agora que sabe o que procura, não perca o seu tempo precioso com pessoas que hesitam e não conseguem se decidir! Você pode ter entrado em contato em um momento ruim. Quando as pessoas estão com vontade de “gastar dinheiro”, estão geralmente de “bom humor”, por isso, tenha o cuidado de parar quando estiver com alguém que está “pra baixo”. Simplesmente, tente mais tarde.
Não seja sério demaisA venda agressiva e insistente é um verdadeiro ‘corte’ para a maioria das pessoas. O que você está oferecendo é tão bom que, praticamente, se vende sozinho – os seus testemunhos irão fazer a maior parte da ‘venda’ por si. Uma apresentação de vendas séria e longa pode também acabar “desesperada”, o que é igualmente desagradável. Os vendedores de sucesso têm um brilho nos olhos – sabem que estão com um bom produto e isso dá-lhes uma confiança incomparável.
Confiança é…
Determinar o tipo certo de cliente – o tipo de pessoa que mais provavelmente vai querer o que você tem para oferecer. Passe algum tempo percebendo quem é o seu cliente ideal, mais especificamente, a quem é que realmente gostaria de vender? Jovem, velho, homem, mulher, casado, solteiro? Quer reeducar as pessoas que não fazem qualquer ideia sobre bem-estar ou gostaria de vender a pessoas que já têm consciência disso? Quando você prende a atenção das pessoas, sente-se mais confiante em abordá-las, será mais instintivo, será mais veemente e terá aquele brilho nos seus olhos!
Passe a palavra…
Às vezes compramos algo e achamos que é muito especial; nestas ocasiões, naturalmente, queremos dividir com os outros o que descobrimos. Você pode fazer uso disso simplesmente perguntando aos clientes se ficaram satisfeitos com o seu serviço e produtos. Os clientes satisfeitos terão todo o prazer em recomendá-lo aos amigos e à família e, tudo o que tem a fazer, é lembrar-se de colher estas opiniões e indicações!
Se for rejeitado. . .
E depois? Não guarde sentimentos! Se você enfrentar uma rejeição e tentar analisar os porquês, só irá prolongar a situação. É melhor continuar com o negócio de gostar do que faz! Sorria, siga em frente e ajude outra pessoa a descobrir o bem-estar para toda a vida!
Dicas para reforçar o negócio
- Tente encontrar-se com pelo menos cinco ‘caras novas’ todos os dias.
- Mantenha um registo de todas as pessoas com quem fala, mesmo aqueles que o rejeitaram – pode fazer contato com estas pessoas novamente, dentro de alguns meses.
- Envie aos seus clientes uma ‘Pesquisa de Satisfação’ (exemplo na Parte 3) para preencher, uma semana depois de terem recebido a sua encomenda.
A pesquisa deve ser curta e direta – lembre-se que as pessoas estão ocupadas e você só quer mostrar que se importa com o negócio e com elas. Use os resultados para verificar quais são os clientes que têm maior probabilidade de lhe dar referências e faça o devido acompanhamento. Se receber um ‘feedback’ negativo – telefone e descubra porquê! - Uma pesquisa de satisfação fornece ‘feedback’ vital e destaca o ótimo trabalho que você está realizando…continue!
- Mantenha um ‘registo de repetição de encomendas’ e anote quando é que cada cliente deve voltar a encomendar os seus produtos; um amigável telefonema de ‘como está’ poupa-lhes a chamada que eles fariam à você. Lembre-se de que cada vez que telefona, tem a oportunidade de apresentar ou fazer venda cruzada de outro produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário